Maquete da Prefeitura Municipal de Amontada por: Diego Lehder-Arquiteto-UFC

Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PROGRAMA DE APOIO AO PACIENTE-DIAGNÓSTICO DA DENGUE

Vimos no Programa de Apoio ao Paciente que necessitamos de pelo menos mais 03 Laboratórios em Amontada, distribuídos na Sede, Aracatiara e Icaraí. Ressaltamos a importância destes Laboratórios para os exames de Diagnóstico da Dengue, entre outros. É uma guerra contra o tempo, quanto mais rápido a doença for diagnosticada,  maiores são as chances de cura. Por isso a necessidade destes Laboratórios de Análises Clínicas Modernos em que o resultado dos exames são gerados em 2 horas.

O diagnóstico da dengue é realizado com base na história clínica do doente, exames de sangue, que indicam a gravidade da doença, e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos.
Para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer a sorologia, que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue. A doença é detectada a partir do quarto dia de infecção.
Inicialmente, é feito um o diagnóstico clínico para descartar outras doenças. Após esta etapa, são realizados alguns exames, como hematócrito e contagem de plaquetas. Estes testes não comprovam o diagnóstico da dengue, já que ambos podem ser alterados por causa de outras infecções.

Dengue Hemorrágica

Há três exames que podem ser utilizados identificar a dengue hemorrágica: a prova do laço, a contagem das plaquetas e a contagem dos glóbulos vermelhos. A prova do laço é um exame de consultório, com uma borrachinha o médico prende a circulação do braço e vê se há pontos vermelhos sob a pele, que indicariam a doença. Os outros testes são feitos por meio de uma amostra de sangue em laboratório.

Lembrete: A dengue hemorrágica deve ser diagnóstica rapidamente, pois se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário