OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM ADMINISTRADOR PÚBLICO:
1-CONHECIMENTO
Necessitam de conhecimentos específicos na Gestão pública para executarem o Orçamento conforme a Lei das Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual.
2-DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
Esta função não permite que tenham outras atividades, é necessário Dedicação Exclusiva. Para resolvermos os problemas do município precisamos de tempo exclusivo. Existem exemplos de municípios que os Administradores públicos deixam de cuidar da coisa pública, entregam na mão de outras pessoas e vão cuidar de seus negócios particulares, mais lucrativos. Acontece principalmente quando elegemos Grandes Empresários para Administradores Públicos.
3-DESCONTINUIDADE DA GESTÃO ANTERIOR
Precisa ter um Governo próprio e não ser uma continuidade da Gestão anterior.Novos Governos são sempre mais produtivos.
4-INOVAÇÕES E TRANSPARÊNCIA
Precisam trazer Inovações Tecnológicas para o município. Como por exemplo o uso da energia solar para desenvolver a agricultura e para mover barcos pesqueiros, a fim de baratear a Pesca Marítima.Ainda no Desenvolvimento Tecnológico precisam usar meios para levar água potável de qualidade a população rural do município através de construção de BARRAGENS SUBTERRÂNEAS e perfuração de poços profundos. Para isso precisam adquirir uma PERFURATRIZ DE POÇOS PROFUNDOS, e acabar de vez com esta deficiência na zona rural. A Transparência é outro ponto muito importante, precisam divulgar a toda população as receitas e despesas do município a cada mês, através de acessos a terminais de computador de livre acesso nos órgãos públicos ou através de Placas instaladas também em praças públicas. Nada escondido pode estar certo.
5-HUMILDADE
A Humildade é uma características intrínseca aos Grandes Líderes. A liderança não se impõe, se conquista. Precisa ter humildade para aceitar as críticas e sugestões.
6-PROPOSTAS DE GOVERNO
Precisa ter um PROGRAMA DE GOVERNO que Invista na INFRA ESTRUTURA, AGRICULTURA, TURISMO, CULTURA, SAÚDE, EDUCAÇÃO E GERAÇÃO DE EMPREGOS. Fiscalizar pessoalmente as ações dos Secretários nestas áreas.Ter propostas que melhorem a qualidade do atendimento hospitalar, com a aquisição de novos equipamentos hospitalares e executando um sistema de produtividade entre os profissionais de saúde, para incentivar ao atendimento de qualidade. Impor um regime de RODÍZIO entre Chefias e Secretários, pois existem cargos que são ocupados por uma mesma pessoa há mais de 20 anos. Precisamos dar chances a outras pessoas, de igual ou melhor competência para desenvolver o município. O poder por muito tempo acomoda as pessoas.
7-DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Não é mais admissível administrar um município do tamanho de Amontada, com área 3 vezes maior que Fortaleza, de forma centralizada. É preciso criar Regiões Administrativas para que as ações da Gestão Pública atendam mais rapidamente a população. Sugerimos a criação de 12 Regiões Administrativas, que irão atender nas áreas de Saúde, Geração de Emprego, Infra Estrutura, Educação, Agricultura e Pesca. São 12 Administradores, com Status de Secretários, que juntos com a Administração Central irão ajudar a Desenvolver o município na zona rural e na orla maritíma.
8-ZELO E RESPEITO PELAS PESSOAS E PELO MUNICÍPIO
Atendimento a todos os que o procuram imediatamente. Priorizar o atendimento às pessoas, de forma que não demore mais de 2 horas para serem atendidas. Há casos em que pessoas passam o dia inteiro esperando para falar com o Prefeito, muitas vezes sem almoçar, e no final não são atendidas. O atendimento pode ser feito em qualquer lugar dentro do município, não somente em seu gabinete. Podem ser atendidas na bodega, no calçadão da igreja, na avenida principal, etc. O principal é que sempre o atendimento deve ser personalizado, de forma sigilosa, apenas a pessoa a ser atendida e o Prefeito. Muitas vezes ao falar com um Prefeito muitas pessoas ficam ao seu redor, trazendo desconforto para as pessoas que querem falar a sós. Além disso precisam dar LIBERDADE de expressão a todos sem distinção e nunca usar de meios para PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, através de transferência daqueles que discordam e não aceitam acompanhar o Gestor. Perseguir é uma qualidade dos FRACOS.
9-HONESTIDADE
Um bom Administrador precisa ficar livre de envolvimentos em escândalos e processos de corrupção. Por isso a utilização de meios para controlar estas ações, como o dispositivo da transparência pública.
10-FIDELIDADE E LIDERANÇA
Áqueles que mudam constantemente de opinião não são confiáveis. Existem Administradores que mudam radicalmente de filiação partidária para se aproveitarem de uma determinada situação. Como aqueles que migram do PSDB para o PT, são partidos totalmente diferentes e antagônicos. A Fidelidade Partidária enseja confiança por parte dos comandados. A Liderança é conquistada ao longo do tempo, através do trabalho, dedicação, honestidade e competência.