SUMO DE BETERRABA – UMA FONTE ALIMENTAR RICA EM NITRATOS
Num estudo recente, Webb e os seus colegas descobriram que a pressão arterial diminui se voluntários saudáveis ingerirem uma fonte natural de nitratos (por exemplo: sumo de beterraba). Os investigadores demonstraram que foram os nitratos presentes no sumo que tiveram o efeito, e este ocorreu através da redução química do nitrato para nitrite.
No estudo, 0,5 L de sumo de beterraba fresca diminuiu a pressão arterial sistólica até menos 10 mmHg, e a pressão arterial ainda se encontrava significativamente reduzida 24 horas depois.
Os investigadores descobriram que a pressão arterial diminui apenas uma hora após a ingestão do sumo de beterraba, com a maior queda da pressão a ter sido registada três a quatro horas após a ingestão. Tendo continuado a ser observado algum grau de redução até 24 horas após a ingestão.
Os investigadores demonstraram que a diminuição da pressão sanguínea ocorreu devido à formação química de nitritos a partir dos nitratos presentes no sumo. Os nitratos do sumo são convertidos na saliva em nitritos através de bactérias presentes na língua.
Esta saliva que contem nitritos é engolida, e no ambiente ácido do estômago ou é convertida em óxido nítrico ou volta a entrar na circulação em forma de nitrito.
O período de tempo de maior redução da pressão está correlacionado com a presença e níveis mais elevados de nitritos na circulação-um efeito que esteve ausente num segundo grupo de voluntários que se abstiveram de engolir a sua saliva durante, e durante a três horas seguintes após a ingestão do sumo de beterraba.
A redução da pressão arterial também foi demonstrada em 2006, em voluntários saudáveis. após três dias de suplementação dietética com nitrate.6 inorgânico, foi demonstrado que o nitrato dietético diminuiu o consumo de oxigênio em todo o corpo em seres humanos durante a prática de exercício submáximo.7 Isso poderia ser devido à vasodilatação das paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo assim a necessidade de consumo de oxigénio pelos músculos.
O sistema de síntese de nitrato-nitrito-óxido nítrico, pode ser visto como um complemento ao sistema clássico de síntese da arginina-óxido nítrico (NOS). Estas vias funcionam de formas distintas uma da outra, mas quando a disponibilidade de oxigénio diminui e a atividade do óxido nítrico é diminuída, a redução de nitrito em óxido nítrico torna-se mais pronunciada.
Em suma, o consumo de alimentos naturais ricos em nitratos pode aumentar a congestão muscular no ginásio. Ou então pode experimentar o sumo de beterraba, que é naturalmente rico em nitratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário