Maquete da Prefeitura Municipal de Amontada por: Diego Lehder-Arquiteto-UFC

domingo, 31 de julho de 2011

A beleza está nos alimentos: Retardamento do Envelhecimento



Os benefícios da boa alimentação para o organismo e para a saúde não são novidade para as mulheres. O que poucas sabem é que, além de melhorar a qualidade de vida, uma dieta adequada também pode trazer uma série de vantagens para deixá-las ainda mais bem cuidadas.
Com a escolha dos alimentos certos, é possível prevenir e até mesmo melhorar alguns aspectos estéticos do corpo que possam estar incomodando. A dieta não fará todo o trabalho sozinha, mas pode ser a primeira iniciativa para se tornar mais saudável de dentro para fora – ao lado da atividade física e de acompanhamento médico.
Com ajuda das nutricionistas Livia Hasegawa e Mariana Kopfler, a W Run reuniu os alimentos que podem minimizar ou prevenir questões estéticas indesejadas pela maioria das mulheres:
*Diminuir espinhas. Procure alimentos fonte de vitamina A, como cenoura, mamão, damasco seco, espinafre, lentilha, melancia, legumes verdes e alface. As fontes de zinco também são importantes, como carnes brancas, feijões, nozes, leite e derivados e cereais de grãos integrais.
*Celulite. Para prevenir, é fundamental tomar muita água – no mínimo 2 l por dia. Além de praticar atividade física, consumir três porções de frutas por dia e comer verduras em pelo menos uma refeição também ajudará nesse processo. O ômega 3 (linhaça e peixes) contribui na redução do processo inflamatório. Por fim, diminua o consumo de sódio, encontrado no sal de cozinha, produtos industrializados e embutidos.
*Estrias. O problema pode ser prevenido com o auxílio de alimentos fonte de vitamina C (laranja, limão), zinco (carnes brancas, feijões, nozes, leite e derivados e cereais de grãos integrais), silício (aveia) manganês (damasco, aveia, agrião) e cobre (cacau em pó, lentilha).
*Retardar o envelhecimento. Alimentos fontes de antioxidantes são importantes para essa função, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Opte também por fontes de flavonóides, como suco de uva integral, maçã, amoras, cerejas e frutas vermelhas no geral. Além disso, vitaminas C e A, selênio, zinco, cobre e manganês também podem contribuir no processo.
*Fortalecer unhas e cabelo. Priorizar fontes de ferro (carne vermelha, camarão atum, feijão, lentilha, tofu), cálcio (leite e derivados, brócolis, espinafre), vitaminas B3 (ovo, cogumelo, cereais integrais, peixe, amendoim), B7 (laranja, melão, iogurte, gema de ovo) e B5 (milho, queijos, couve-flor, trigo integral, germe de trigo).
*Manter o bronzeado. Antes de ir à praia é recomendado o consumo de suco de cenoura pela manhã durante 20 dias. As combinações podem variar, e podem ser adicionados laranja, melancia, beterraba ou lima da pérsia.
*Hidratação da pele. O melhor segredo para manter a pele bem hidratada é beber água. O consumo de alguns óleos também pode ajudar, como azeite de oliva extra-virgem, óleo de linhaça, macadâmia, noz pecã, girassol e gergelim. Eles podem ser utilizados no final da preparação de um prato ou na salada, mas procure variá-los para obter diferentes gorduras. Esses óleos também são eficazes na prevenção de rugas.


DICAS PARA EMAGRECIMENTO: MELAÇO

O melaço consumido em pequenas doses diárias auxilia na redução do peso a longo prazo, foi o que descobriram os pesquisadores da universidade de Latrobe, na Austrália, em um estudo feito com modelos animais. O melaço - ou melado, como o extraído de cana-de-açúcar ou outras fontes vegetais - é rico em polifenóis, um grupo de substâncias químicas encontrado em diversas plantas e com propriedades antioxidantes.
Segundo os pesquisadores, a substituição de 2% a 4% da ingestão calórica por melaço durante ao menos 12 semanas ajudou modelos animais a controlar o peso sem alterar a quantidade de alimento ingerido. Estudos complementares mostraram que o melaço leva a um aumento de excreção de energia - menor absorção das calorias no intestino - e também a uma diminuição na produção das células de gordura .

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PHS: MANIFESTO PELA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PARA PROFESSORES

PROPOSTA
Pelo presente Manifesto Popular, o Partido Humanista da Solidariedade defende a isenção do Imposto de Renda Pessoa Física, da remuneração percebida pelos Professores, no exercício das atividades de ensino em sala de aula, nos níveis fundamental, médio e superior, em escola pública (municipal, estadual ou federal).
  
JUSTIFICATIVA
Educação é pilar para uma vida saudável plena. É indiscutível que vivemos num país carente de educação, por consequência, de educadores. É notório que cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a migrarem para o exercício do magistério.
Ao longo dos anos, percebemos que o professor sempre foi sacrificado, seja na fixação do salário na relação de emprego, seja na tributação de seus ganhos.
Educar e uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão direta no desenvolvimento do país, pois seria impensável uma nação sem escolas, sem estudo e sem professores. 
Ao vermos um professor em sala de aula, devemos lembrar dos fundamentos legais desta honrada profissão, pois os educadores têm lugar de honra nos três poderes constituídos: muitos de nossos juízes, legisladores e altos funcionários da administração publica são originados da carreira acadêmica, e têm usado a experiência adquirida no trato com os alunos para o desempenho também de suas funções publicas.
Enquanto um aplicador no mercado de capitais, paga 12% na fonte, enquanto um professor que resida no exterior, tem seus ganhos tributados em 25%, as alíquotas que gravam os rendimentos dos professores podem chegar á 60%.
De acordo com a orientação do sistema político em que vivemos, e que pretende reformar o anterior, foi dado ao ensino prioridade absoluta. E nem poderia ser de outra forma, pois é  através da preparação das lideranças que poderemos ter um país consciente, forte e independente. Assim sendo, é oportuna a mudança que pretendemos efetuar. O magistério já é, por si mesmo, sacrificante, exigindo dedicação absoluta de quem o exerce.
Justo que se dê a esse corpo profissional, um tratamento condigno, como é merecido por uma classe de pessoas que são diretamente responsáveis pelo crescimento do Brasil.

Paulo Roberto Matos
                      


 MOBILIZAÇÃO


Participe de nosso Movimento acessando nosso site:www.phs.org.br e clicando no banner: MANIFESTO PELA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PARA PROFESSORES.  No site você pode fazer sua adesão eletrônica, ou baixar o formulário de coleta de assinaturas.

Movimente sua cidade ou região, promova eventos de coleta de assinaturas, visite os órgãos de imprensa, escolas, sindicatos, associações e hospitais. Mobilize seus vizinhos, amigos e familiares. É hora de mostrarmos a nossa força !

FOME MUNDIAL: FOTOS DE FAMINTOS NA SOMÁLIA EM 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

O PODER DA BANANA

Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana vai te dar uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana traz, ela ajuda a prevenir um substancial número de doenças.
Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor.
Anemia : Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas e ajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial : Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.
Cérebro : 200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.
Obstipação : Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.
Dor de cabeça : Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.
Cansaço matinal : Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Picadas de insectos : Quando for picado por um inseto, experimenta esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. A irritação vai acabar.
Nervos : Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.
Úlceras : A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.
Controle de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta.
Fumar : As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.
Stress : O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
Cortes : De acordo com o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%! Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

Relatório médico afirmava que Amy não chegaria aos 28 anos

“Um dos grandes problemas de celebridades é que elas escolhem fazer terapia particular. Isso não funciona", disse médico britânico que teve contato com a cantora.
De acordo com um médico do Hospital Royal Free, em Londres, Amy Winehouse se negou a se tratar no local por conta conta de sua dependência química. "Ela foi até o hospital, e foi encaminhada para nós, mas ela recusou o tratamento", disse Ash Medforth - que, por acaso, também morava perto da casa de Amy - em entrevista à Rolling Stone EUA. "No meu relatório no hospital, é dito que se ela não recebesse ajuda do Estado, ajuda psicológica, seria improvável que ela chegasse aos 28 anos."
Medforth acrescenta: "Um dos grandes problemas [de celebridades como Amy Winehouse] é que elas escolhem fazer terapia particular. Isso não funciona - como terapeuta, você não pode aceitar que alguém venha e te pague [pela terapia]. Ofereceram a ela muitos tratamentos, e ela escolheu ir para a clínica Priory porque basicamente ela poderia escolher sua própria terapia. Esse foi o grande problema... ela pagou pela terapia para que dissessem a ela o que ela queria".

Amy Winehouse esteve em diversas clínicas de reabilitação durante os últimos seis anos, mas raramente ficava internada por muito tempo, e costumava voltar a usar drogas pouco depois de sair do tratamento. Segundo Mitch Winehouse, pai da cantora, Amy chegou a ser diagnosticada com enfisema pulmonar devido ao uso abusivo de crack e cigarros.

Com reportagem de Chiara Atik, de Londres

Amy foi encontrada morta no último sábado, 23. A autópsia da cantora, realizada nesta segunda, 25, foi "inconclusiva" para determinar a causa da morte, que só deve ser revelada daqui a duas ou quatro semanas, quando sairão os resultados de exames toxicológicos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Filho de Emílio do 'Pânico' estreia como apresentador na Globo




Emílio Eric estreia ao lado de Letícia Navas

Filho de peixe, peixinho é. Emílio Eric, 19 anos, filho do apresentador do Pânico da TV Emílio Surita, estreia nesta segunda (18) como apresentador do programa infantil TV Globinho. O jovem divide a apresentação com outra novata, a cantora Letícia Navas, de apenas 16.
Na nova temporada, a atração mescla desenhos animados com matérias sobre temas atuais e educativos. Hoje, a dupla vai falar sobre o ar. "Às vezes, nós não sabemos detalhes importantes sobre as coisas. Por isso, ando estudando muito", entrega Emílio, que tem recebido valiosos conselhos do pai. "Ele sempre diz para eu estar com gente que trabalha com seriedade", revela.
Já Letícia, mesmo estreando na apresentação, diz que está muito segura. 'Sempre fui desinibida e fico à vontade na frente das câmeras", avisa a moça. A direção do programa é de Boninho e Roberto Naar.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Todos os truques para abaixar o colesterol

Ele é como uma faca de dois gumes: é essencial na produção hormonal, mas, em excesso, se transforma em risco à saúde. Certamente você já deve ter sido alertado sobre os perigos de não controlar as taxas de colesterol, esse, muitas vezes, incompreendido.

O cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, explica que, quando os níveis estão acima do indicado, as frações da gordura ficam mais disponíveis na circulação. Entre estas frações, encontra-se o LDL, considerado como colesterol ruim. Ele se deposita na parede interna das artérias e inicia o processo de acúmulo de gorduras, levando ao entupimento das veias.
Os excessos podem ser gerados por duas razões: fatores genéticos ou hábitos alimentares errados. O que acontece é que cerca de 70% do colesterol produzido vem do fígado.


Ambos os casos podem ser revertidos com alguns acertos no menu diário. O especialista explica que, quando as calorias da dieta são ultrapassadas, o organismo passa a armazená-las para um eventual período de falta. Esse armazenamento é feito em forma de colesterol.

Se você detectou que suas taxas de colesterol estão acima do recomendado, ou ainda, se quer evitar o aumento perigoso à saúde do coração, alguns truques precisam ser colocados em ação.

Troque as versões integrais pelas desnatadas
A recomendação está relacionada aos alimentos de origem animal, devido à grande quantidade de gordura saturada que apresentam. Na lista dos campeões neste tipo de gordura estão queijos amarelos, leite integral, carnes gordas e pele de aves como frango.

De acordo com a responsável pela equipe nutricional do MinhaVida, Roberta Stella, a melhor opção para controlar os níveis da gordura é trocar os queijos amarelos pelos brancos, o leite e seus derivados pelas versões desnatadas, e as carnes gordas pelas magras. Hoje em dia, já é possível encontrar nas prateleiras iogurtes com 0% de gordura , lembra.

O que isso tem a ver com as taxas de colesterol? Tais alimentos estão relacionados com o aumento das taxas de colesterol ruim, o LDL. E assim como a gordura saturada, o colesterol também está presente nos alimentos de origem animal. Seria como matar dois coelhos numa cajadada só. Além dos alimentos listados acima, é importante evitar o consumo de manteiga, gema de ovo e banha de porco , ressalta Roberta. Atente também às preparações que contam com tais ingredientes, como bolos e tortas.

Maneire nas carnes
O alerta é redobrado aos bifes de carne vermelha porque eles são os que apresentam uma quantidade maior de colesterol, especialmente cortes que levam mais gordura. Porém, isso não significa que elas devem ser totalmente excluídas do menu.

Controlando a ingestão dos outros alimentos fontes de colesterol, é possível ingerir carne vermelha até três vezes por semana , tranqüiliza a especialista.

O fato de as carnes vermelhas oferecerem mais colesterol, no entanto, não faz com que os outros tipos de carnes possam ser consumidos à vontade. De acordo com Roberta, as carnes brancas e magras também possuem colesterol e, por isso, devem ser dosadas. Os alimentos que contêm colesterol devem ser monitorados de uma forma geral. Leve em conta que o total da gordura obtido em um dia deve ser menor que 300 mg , completa.

Retirar a gordura visível das carnes é mais um conselho da nutricionista do MinhaVida para ficar de olho no colesterol colocado no prato. Isso faz com que a quantidade de colesterol se reduza. Cem gramas de contra-filé grelhado com gordura contêm 144 mg de colesterol. Sem a gordura, a quantidade diminui para 102 mg , exemplifica. Quando optar por carnes brancas como frango, retire a pele. Cem gramas de peito de frango com pele contêm 80 mg de colesterol. Sem a pele, o valor passa a ser 59 mg , compara a nutri.

Controle a ingestão de biscoitos recheados
Você deve ficar de olho não só nas bolachas doces, mas em todos os produtos que levam gordura trans em sua composição. A indústria alimentícia utiliza a gordura hidrogenada na preparação de alguns produtos. A gordura hidrogenada, por sua vez, apresenta gordura trans , diz a nutricionista. O perigo do ingrediente é o mesmo que o da gordura saturada. Ou seja, ela influencia no aumento das taxas de LDL.

Na hora das compras, verifique a porcentagem de valor diário (%VD) no rótulo dos alimentos. Valores de %VD acima de 20 são considerados altos. Opte por aqueles que apresentam números inferiores de gorduras saturadas, trans e colesterol , dá a dica a especialista.

Lance mão dos óleos vegetais
Na luta para abaixar os níveis de colesterol, em vez de apenas restringir o consumo dos vilões, você pode recorrer à ajuda de alguns mocinhos. O óleo de canola e o azeite de oliva são bons exemplos de alimentos que você deve incluir na dieta. Segundo Roberta, as gorduras monoinsaturadas presentes nos dois tipos de óleos vegetais ajudam a reduzir as taxas de LDL, colesterol maléfico.

Já os óleos vegetais ricos em gorduras poliinsaturadas, como o de soja, girassol e milho, aumentam os níveis de HDL, considerado como bom colesterol. A dica da especialista, portanto, é, além de ficar de olho na quantidade de gorduras saturadas e trans, dar preferência aos alimentos com maior quantidade de gorduras mono e poliinsaturadas. Outras opções de alimentos ricos nas gorduras que somam pontos positivos na luta contra as taxas de colesterol são os peixes.

Corte as frituras da sua rotina alimentar
Roberta explica que, apesar do que se pensa, os alimentos fritos não influenciam diretamente no aumento de colesterol, a não ser que tenham sido produzidos com gordura de origem animal, como banha de porco. Porém, quando superaquecidos, os óleos sofrem mudanças nas estruturas das moléculas. Assim, o efeito que eles possuem de aumentar o HDL fica neutralizado , esclarece a especialista do Minha Vida. Mesmo quando preparadas em óleos vegetais, as frituras não são aconselháveis para quem quer controlar os níveis de colesterol sanguíneo.

Além deste fator apontado por Roberta, ela lembra que o superaquecimento e reaproveitamento dos óleos formam substâncias que modificam o cheiro e a textura deles. A acroleína, por exemplo, é uma substância que irrita a mucosa intestinal , cita ela. Prefira sempre os assados e cozidos, mas não esqueça de dar atenção também ao tipo de alimento ingerido , completa.

Pratique exercícios físicos
Os exercícios também entram em ação na luta contra o colesterol elevado. O especialista do HCor esclarece que, ao suar a camisa, você utiliza suas reservas energéticas, ajudando na diminuição de gordura corporal e, conseqüentemente, na baixa do colesterol sanguíneo.

Causas da diabetes

O que causa diabetes do tipo 1?Este tipo de diabetes é uma doença auto-imune. O que significa isto? Significa que o sistema que seria responsável por defender o corpo de infecções (o sistema imunológico) atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. No diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

Até os dias atuais, os cientistas ainda não sabem exatamente o que leva o sistema imunológico a atacar as próprias células do corpo. Mas acredita-se que fatores genéticos (e que ela possa ser hereditária) e do meio ambiente, provavelmente vírus, estão envolvidos neste fenômeno.

Neste caso, a suspeita é de que uma toxina ou vírus faça com que o sistema imunológico se confunda e passe a atacar e a destruir as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.

Os sintomas do diabetes geralmente aparecem durante um curto período, embora a destruição das células produtoras de insulina, chamadas de beta, possa começar anos antes de eles aparecerem. Dentre os sintomas, temos:
Aumento da sede e da quantidade de urina
Fome constante
Perda de peso
Visão embaçada
Cansaço extremo
Se o doente com diabetes não receber tratamento com insulina, poderá correr risco de morte, caso entre em um estado de coma diabética, chamado também de cetoacidose diabética.

Entenda o papel da insulina e sua relação com o diabetes do tipo 1
Geralmente, a insulina é secretada pelo pâncreas em baixas quantidades. Quando comemos, a glicose contida nos alimentos estimula esta glândula a produzir insulina. A quantidade fabricada é proporcional à quantidade de insulina necessária para fazer com que a glicose daquele alimento passa do sangue para as células do corpo. O papel principal da insulina é fazer com que certos nutrientes com destaque para a glicose saiam do sangue e entrem nas células de diversas tecidos do corpo. Elas usam o açúcar e outros nutrientes como fonte de combustível para suas atividades, que mantêm o ser humano vivo.

Portanto, a quantidade de açúcar no sangue diminui assim que a glicose entra nas células. Em condições normais, ao perceberem que os níveis de glicose no sangue estão mais baixos, as células beta do pâncreas reduzem a produção de insulina, para evitar a hipoglicemia. Mas como no diabetes 1 ocorre um processo de destruição das células beta, todo esse processo acaba desarranjado. Nas pessoas com diabetes do tipo 1, a glicose não passa do sangue para as células porque não há insulina suficiente para tornar isto viável. Assim, há um acúmulo de açúcar no sangue, enquanto as células ficam sem nutrientes e sem energia para realizar funções importantes. Como resultado, o alto nível de glicose no sangue pode levar a:

Desidratação: mais açúcar no sangue pode levar ao aumento da urinação, na tentativa de retirar glicose do corpo. Uma grande quantidade de água é perdida neste processo, o que pode levar á desidratação

Perda de peso: A perda de açúcar pela urina significa que seu corpo também está jogando fora calorias

Cetoacidose diabética: sem conseguir ter acesso à glicose, as células do corpo ficam sedentas por energia e passam a quebrar células de gordura para conseguir açúcar. A quebra das células de gordura produz substâncias chamadas cetonas. Os níveis da cetona no sangue começam a se elevar, o que leva ao aumento da acidez na corrente sanguínea. O fígado, no entanto, continua a mandar o açúcar que está armazenado nele para o sangue, na tentativa de alimentar as células. Mas, como não há insulina para realizar a passagem, o sangue fica cheio de glicose. A combinação entre este açúcar, desidratação e as cetonas leva a um fenômeno chamado cetoacidose, que pode levar à morte se não for tratado rapidamente

Danos ao corpo: Com o passar do tempo, muita glicose no sangue pode danificar os nervos e pequenos vasos sanguíneos dos olhos, dos rins e do coração. Isto pode aumentar a predisposição para doenças do coração como arteriosclerose, ataque do coração e derrame cerebral

Como a doença é diagnosticada?
Se o seu médico suspeitar que você está com diabetes, vai lhe pedir exame de sangue e de urina para checar os níveis de glicose. O problema é que não há como se prevenir contra esta doença.

Como lidar com ela?Muitas pessoas com diabetes do tipo 1 conseguem levar uma vida saudável. O segredo para manter a boa saúde é manter sob controle os níveis de açúcar no sangue. Para isso, você precisa de disciplina para manter uma dieta saudável e adequada à sua doença, praticar atividades físicas e se tratar com injeções de insulina.

O que causa a diabetes gestacional?Quase todas as mulheres têm algum grau de intolerância à glicose durante a gravidez, já que este é um resultado das mudanças hormonais que ocorrem neste período. Isto significa que os níveis de açúcar no sangue podem estar altos, mas não o suficiente para caracterizar o diabetes. A partir do final da gravidez, estes níveis altos de glicose podem levar ao diabetes gestacional.

Durante a gravidez, o aumento nos níveis de certos hormônios feitos pela placenta ajuda a transferir os nutrientes da mãe para o feto em desenvolvimento. Outros hormônios são produzidos pela placenta para evitar que a mãe fique com baixos níveis de açúcar no sangue. Para isso, eles bloqueiam a ação da insulina. Conforme os meses vão passando, estes hormônios fazem com que os níveis de glicose na corrente sanguínea fiquem muito altos. Assim, para reverter esta situação, o corpo passa a produzir mais insulina, que carregará o açúcar do sangue para dentro das células.

Geralmente as mães são capazes de produzir mais insulina, cerca de três vezes a quantidade normal produzida por um adulto, para amenizar os efeitos dos hormônios da gravidez. No entanto, se o pâncreas não conseguir produzir insulina suficiente para baixar os níveis de açúcar no sangue, a mulher poderá desenvolver o diabetes gestacional.

Oleaginosas ajudam no controle do açúcar no sangue

Comer aproximadamente 57 gramas de oleaginosas por dia, no lugar de carboidratos, pode ser benéfico para pessoas com diabetes tipo 2, como mostra estudo realizado pela University of Toronto, no Canadá, que será publicado no periódico Diabetes Care. De acordo com os autores do estudo, isso acontece porque esse alimento diminui os níveis de mau colesterol e aumenta o controle do açúcar no sangue.

O estudo envolveu 117 portadores de diabetes, que foram aleatoriamente divididos em três grupos. Um deles ingeriu uma mistura de oleaginosas de, aproximadamente, 56,7 gramas, o segundo, uma versão saudável de muffin e, o terceiro, metade da quantidade de oleaginosas e muffins. Durante os três meses de análise, os pacientes mantiveram as suas medicações de via oral.

O mix de oleaginosas incluiu versões sem sal e, em sua maioria, cruas de amêndoas, pistaches, nozes, avelãs, amendoins, castanhas de caju e macadâmias. Já o muffin usado na pesquisa foi desenvolvido para ser um alimento saudável, feito com trigo integral e adoçado com concentrado de maçã, mas sem adição de açúcares. Os bolinhos tinham teor de proteínas semelhantes às oleaginosas, vindas da adição de clara de ovo e leite em pó desnatado à receita. As calorias provenientes dos ácidos graxos monoinsaturados das oleaginosas foram iguais àquelas que vieram do muffin.


Segundo os pesquisadores, depois de três meses, os pacientes cuja dieta incluiu a quantia integral de oleaginosas mostraram melhores resultados, tanto na redução do LDL (considerado o "mau" colesterol) quanto nos níveis de açúcar no sangue, quando comparados aos demais participantes.

Os estudiosos consideram que as oleaginosas são uma importante arma a favor do controle dos níveis de glicose e lipídios no sangue, podendo ser usadas como um reforço na ingestão de proteínas e óleos vegetais na dieta.

Inclua as oleaginosas em seu cardápio


Estudos já comprovaram que o consumo regular desses alimentos diminui a incidência de doenças cardiovasculares. Veja as qualidades de cada um deles:

Castanha-do-pará: é rica em ômega 3, magnésio e selênio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e melhora a função cardiovascular. Consumo diário: de 2 a 3 unidades.

Castanha de caju: fonte de zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). Consumo diário: 3 unidades.

Avelãs: possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose. Consumo diário: Até 10 unidades

Amêndoas: têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Também é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. Consumo diário: 10 a 12 unidades.

Nozes: a vitamina E é um dos maiores destaques. Também é rica em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Previne contra diversos tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doce. Consumo diário: Até 5 unidades.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Programa de Incentivo a Leitura da Bíblia: Sorteio de um Celular


Assunto 01: Bíblico   21 questões de 10 pontos cada

1-Rei de Israel e filho de Josafá. Nome iniciado com a letra J.
2-Profeta que fez flutuar um machado
3-Profeta que parou o sol e a lua
4-Profetisa mulher de Salum, no reinado de Josias. Segunda letra do nome é U.
5-Rei de Judá e filho de Joás. Última letra é S.
6-Irmão de Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste
como eixo de tecelão.
7-Qual o nome da esposa do Rei Acabe de Israel ?

8-Qual o nome do vizinho do Rei Acabe que não quis lhe vender a vinha e acabou morto?

9-Qual livro da Bíblia, iniciado com a letra F, possui apenas um capítulo?

10-Qual livro da Bíblia, iniciado com a letra N, termina com um ponto de interrogação?

11-Qual livro da Bíblia, iniciado com a letra E, não cita a palavra Deus?

12-Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?

13-Qual o cavaleiro que teve o seu pé pressionado contra o muro?

14-Que homem era o mais alto no meio do seu povo, que era formado por gigantes?

15-Qual o juiz de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois?

16-Qual o Comandante de Israel que disse que só iria à batalha se uma mulher fosse com ele?

17-Qual a mulher que acolheu o seu inimigo e depois o matou?

18-Qual o juiz de Israel tinha 30 filhos, que cavalgavam 30 jumentas e tinham 30 cidades?

19-Qual o homem que, depois de morto, matou mais pessoas que em sua vida?

20-Qual o juiz que morreu após cair da cadeira para trás?

21-Que povo foi derrotado na batalha por causa dos trovões?

Envie suas respostas para o e-mail: dete23dt@yahoo.com.br

Deusdete Rodrigues Filho

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Veja os 15 jogadores mais caros em ação na Copa América




Enquanto a Copa América é disputada na Argentina, os maiores clubes do mundo se preparam para realizarem transferências milionárias - boa parte delas envolvendo jogadores sul-americanos. Nesta galeria listamos os 15 atletas mais valorizados da competição, que, juntos, valem mais de R$ 1 bilhão. Dessa quantia, boa parte corresponde meia-atacante argentino Lionel Messi, astro do Barcelona, avaliado em R$ 310 milhões.



Lucas: atacante brasileiro do São Paulo, cuja multa rescisória vale cerca de  
R$ 180 milhões.
Paulo Henrique Ganso: meia brasileiro do Santos, avaliado em  
R$ 112 milhões.
Neymar: atacante brasileiro do Santos, estimado em R$ 103 milhões.



Carlos Tevez: atacante argentino do Manchester City-ING, estimado em  
R$ 78 milhões.



Javier Pastore: meia-atacante argentino do Palermo-ITA, estimado em  
R$ 78 milhões.






Sergio Agüero: atacante argentino do Atlético de Madri-ESP, avaliado em  
R$ 70 milhões.



Alexis Sánchez: meia-atacante chileno da Udinese-ITA, avaliado em R$ 62 milhões.



Luis Suárez: atacante uruguaio do Liverpool-ING, avaliado em R$ 58 milhões.






Radamel Falcao: atacante colombiano do Porto-POR, cotado em  
R$ 54,2 milhões.



Gonzalo Higuaín: atacante argentino do Real Madrid-ESP, avaliado em  
R$ 54,2 milhões.
Daniel Alves: lateral direito brasileiro do Barcelona-ESP, avaliado em  
R$ 54,25 milhões.
Alexandre Pato: atacante brasileiro do Milan-ITA, avaliado em  
R$ 54,25 milhões.



Lucas Barrios: atacante paraguaio do Borussia Dortmund-ALE, estimado em  
R$ 46,5 milhões.




 Di María: meia-atacante argentino do Real Madrid-ESP, avaliado em  
R$ 46,5 milhões.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Top diz que bebida de planta da Ásia é segredo de beleza

A super modelo Miranda Kerr conta à revista o que faz para manter a beleza de sua pele, cabelos e corpo

A fórmula secreta que mantém pele, cabelos e corpo da modelo Miranda Kerr impecáveis vem da natureza e é de origem vegetal, segundo informa o jornal Daily Mail. A musa confidenciou em entrevista à versão australiana da revista Cosmopolitan que não abre mão de uma bebida feita a partir da planta Noni, encontrada no sudeste da Ásia.
A angel da marca americana Victoria's Secret disse que é fã do suco desde os seus 14 anos de idade e que, quando tem um longo dia pela frente, é a única coisa da qual não pode viver sem.
A modelo explicou que o líquido faz bem ao sistema imunológico, tem ação antioxidante, aumenta a energia e ainda proporciona melhoras no desempenho físico.
Kerr também não abre mão dos benefícios do óleo de coco que, segundo ela, trazem grandes ganhos para a saúde. "Tomo quatro colheres de sopa de óleo de coco por dia, seja em saladas, na cozinha ou em xícaras de chá verde", afirmou.
A mulher do ator Orlando Bloom deu à luz ao filho Flynn há apenas seis meses, mas já está em plena forma.