A presidenta Dilma Rousseff passa a tropa em revista durante cerimônia de entrega do Espadins aos 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, na Região Sul Fluminense. A imagem, que simboliza o período difícil do governo, com quedas de ministros, valeu ao fotógrafo Wilton Jr. o Prêmio Esso de Fotografia em 2012.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12). O Grande Prêmio Esso de Jornalismo ficou com a série de reportagens "O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira" do jornal "Folha de S.Paulo".
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Por que os pássaros não caem do galho quando dormem?
A resposta está no cérebro e na estrutura dos dedos e tendões desses animais. As aves - assim como alguns mamíferos aquáticos - têm o chamado descanso cerebral unilateral. Ou seja, enquanto um lado do cérebro dorme, o outro lado permanece atento. Essa característica evita que as aves relaxem totalmente a ponto de despencar da árvore durante uma soneca. "Além disso, para se empoleirar e permanecer sobre os galhos, elas têm os pés especializados, com quatro dedos livres e tendões que os ‘travam’. Dessa forma, os dedos apertam o galho ou o poleiro apenas pela ação dos tendões, permitindo o relaxamento dos músculos enquanto as aves dormem", diz o biólogo Martin Sander, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).
Assinar:
Postagens (Atom)